br fest // sábado - 13 de julho
Ara Ketu
“Mal acostumado você me deixou,
Mal acostumado com o seu amor”
Ara Ketu vai incendiar o BR FEST a 13 de julho com seu axé contagiante
Representação vibrante do axé com ritmos alegres e energia sem igual.
Araketu é uma banda de axé brasileira, formada em 1980 na cidade de Salvador, Bahia.
Com um estilo musical marcado por ritmos afro-brasileiros como samba-reggae, afoxé e ijexá, Araketu se tornou uma das bandas mais populares do gênero no país. Suas letras muitas vezes abordam temas relacionados à cultura e tradições baianas, além de celebrar a alegria e diversidade do povo brasileiro.
O grupo já lançou diversos álbuns e sucessos, como “Mal Acostumado”, “Amantes”, “Ara Ketu Bom Demais” e “Pipoca”, que se tornaram verdadeiros hinos do carnaval e festas populares por todo o país.
A formação atual conta com Dan Miranda como vocalista principal, que assumiu o comando da banda em meados de 2018 e surgiu para o Brasil com o hit “Ziriguidum”, música do Carnaval em 2013.
O grupo alcançou sucesso internacional, realizando turnês em diversos países e participando de festivais e eventos ao redor do mundo. Ara Ketu colaborou com diversos artistas ao longo de sua carreira, tanto dentro quanto fora do cenário do axé music e suas parcerias incluem nomes como Ivete Sangalo (madrinha de casamento de Dan Miranda), Daniela Mercury, Carlinhos Brown, entre outros.
Além de seu impacto na música, o Ara Ketu também é reverenciado por sua contribuição cultural, destacando e promovendo as tradições afro-brasileiras através de sua arte. Com sua música pulsante e mensagem de celebração da vida, Ara Ketu continua a inspirar e unir pessoas de todas as origens, deixando um legado duradouro na história da música brasileira.
Origem do nome da banda
O nome “Ara Ketu” tem origem na língua africana iorubá, que é um dos idiomas africanos mais influentes na cultura afro-brasileira. “Ara” significa “povo” e “Ketu” é uma referência a uma região histórica localizada na atual Nigéria, onde veio o maior número de escravos para a Bahia. O nome Ara Ketu é assim uma homenagem ao povo do Queto.